40 organizações portuguesas celebram o Dia da Terra

Foto: NASA

Assinala-se hoje, dia 22 de abril, o “Dia da Terra”, uma iniciativa que completa 50 anos, em 2020. Apesar das restrições, 4 dezenas de organizações ambientais portuguesas juntam-se na comemoração da data.

A principal percussora do evento em Portugal é a Fundação Oceano Azul. As iniciativas começaram no passado dia 18 de abril e prolongam-se até dia 24, com um total de 80 eventos online. Variam entre conversas, debates, exibições de documentários, workshops e quizz.  

Dar voz ao planeta

Manifestantes na primeira edição do Dia da Terra, em 1970
Foto: AP

A 22 de abril de 1970, a organização não governamental Earth Day criou a iniciativa e conseguiu mobilizar cerca de 20 milhões de pessoas, em manifestações que decorrem em várias cidades dos EUA. O objetivo era dar uma voz ao planeta e construir um evento à escala mundial em defesa da Terra.

Desde então, a organização estima que mil milhões de pessoas já tenham participado nas celebrações do Dia da Terra. Nas 49 edições até hoje realizadas, foram mais de 75.000 parceiros, de todo mundo, que levaram a cabo vários eventos e manifestações sob o mote de dar voz ao planeta.