75 anos da rendição da cidade de Berlim: o fim da Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial começou no ano de 1939 e é considerada, pelos historiadores, como a maior guerra que o mundo já enfrentou. Este conflito militar, que envolveu todas as grandes potências mundiais e grande parte das nações, terminou há exatamente 75 anos, no dia 8 de maio de 1945.

AP | The Guardian

Durante esses seis anos, o mundo dividiu-se e formou duas grandes alianças militares: os Aliados – da qual faziam parte a União Soviética, os Estados unidos, o Reino Unido e a China – e o Eixo – que uniu a Alemanha, o Japão e a Itália.

De acordo com o que nos conta a História, a guerra foi provocada pela incessante sede de poder de Hitler. No dia 1 de setembro de 1939, a Alemanha invadiu a Polónia, por se tratar, na opinião do dirigente político do país, de um povo inferior que devia ser exterminado. Nesse dia, foi espoletado o conflito.

Além disso, as constantes tentativas de Hitler se posicionar acima das restantes potências e nações, assumindo o povo alemão como o único válido, levou a que vários países já tivessem demonstrado interesse em entrar em guerra, como a França e grande parte dos países do, na altura, Império Britânico.

Quem estava de fora, foi chamado. Quem não queria interferir, viu-se obrigado a isso. Assim, e por outros tantos fatores, como a ganância, começou a Segunda Guerra Mundial, que viria a durar 6 anos.

Hoje, 75 anos depois da queda da cidade de Berlim nazista, ainda é recordado e celebrado o fim do maior conflito da história, na Europa. O único onde armas nucleares foram um recurso utilizado, aquele que resultou em mais de 60 milhões de mortes, em todo o mundo, aquele que foi casa do maior genocídio do século, o Holocausto.  

Um conflito que resultou na estruturação de uma Organização das Nações Unidas (ONU), que visa a colaboração de todas as nações em evitar conflitos futuros. A queda de uma Alemanha nazista, grande derrotada da guerra, para o erguer económico, político e social de todas as nações vitoriosas.

Clique na imagem para ter acesso a algumas fotografias do Dia da Vitória da Europa (V-E Day).

Fonte: TF Darvas/ REX/ Shutterstock | The Guardian

A Alemanha, o Reino Unido e a França celebraram hoje este dia, em memória daquilo que foi a Segunda Guerra Mundial e homenagearam os combatentes que nela lutaram e nela perderam a vida.