8 canais no Youtube para matar saudades dos concertos

Foto: Nos Primavera Sound

Já sabe que tão cedo o regresso aos grandes concertos e festivais não vai ser possível. As lives no Instagram vão tirando a sede de música, mas pecam pela qualidade audiovisual, que nem sempre é a melhor.

Por isso, nada como recordar concertos de anos anteriores. Nesta lista estão 8 canais com um vasto arquivo de atuações ao vivo, escolhidos pela relevância dos eventos transmitidos, variedade de estilos musicais e qualidade de transmissão.

ANTENA 3

Começamos com música portuguesa, através do canal da rádio Antena 3. Ao contrário das restantes sugestões da lista, os vídeos não são de concertos em grandes festivais ou recintos. No entanto, a enorme coleção de atuações de músicos nacionais justifica a sua inclusão.

Entre as iniciativas “Eléctrico”, “No Ar” e “Ao Vivo na Antena 3”, contam-se mais de 500 vídeos com performances de vários géneros musicais. Inclui alguns dos nomes mais conceituados da música portuguesa e muitos projetos emergentes da panorama nacional.

Luís Severo e os Capitão Fausto em concerto conjunto no “Eléctrico” da Antena 3 (2019)

ARTE CONCERT

Association Relative à la Télévision Européenne (ARTE) é um canal de televisão franco-alemão, que faz a cobertura da atividade cultural em toda a União Europeia, Suiça e nos microestados de Andorra e Liechtenstein.  

A plataforma Arte Concert, filma e produz quase 600 concertos por ano, em toda a Europa. O seu canal do Youtube conta com centenas de concertos completos, com especial incidência para o rock alternativo e música eletrónica, mas percorrendo uma grande variedade de géneros.

Kokoroko ao vivo no Jazz à la Villette (2019)

BBC

A British Broadcasting Corporation (BBC) tem uma longa tradição na transmissão de concertos ao vivo. Ainda que a maioria requeira pagamento ou esteja apenas disponível no Reino Unido, as suas plataformas no Youtube já possuem um arquivo considerável de concertos.

Destacam-se atuações nos principais festivais do verão britânico – Glastonbury, o antigo T in The Park (agora TRNSMT) ou Reading and Leeds. A desvantagem é que o espólio está pouco organizado e misturado entre o canal principal da BBC e a BBC Music e BBC Radio 1.

Arctic Monkeys no festival T in The Park (2014)

CERCLE

Passamos agora à música eletrónica através da Cercle, uma plataforma digital que transmite performances dos melhores DJ´s a nível mundial. Para além disso, procura sempre localizações improváveis para os Dj set´s, desde palácios, monumentos ou na natureza.

O canal do Youtube tem 130 vídeos, com atuações completas gravadas um pouco por todo o mundo.

Nicola Cruz nas cataratas de Iguazú, na Argentina (2019)

EA LIVE

Regressamos à música portuguesa, com o canal do EA Live – um festival organizado pelo vinho EA e que todos anos reúne um vasto leque de artistas nacionais. Em 2019, houve edições em Évora e em Lisboa, que foram gravadas e estão disponíveis no canal do Youtube com o mesmo nome.

Na plataforma encontram-se centenas de excertos dos concertos das várias edições do festival, bem como das EA Live Sessions, outra das iniciativas da empresa vinícola.

Steressauro no EA LIve Lisboa (2019)

MONTREUX JAZZ FESTIVAL

O Montreux Jazz Festival é um dos mais antigos e mais conceituados eventos musicais do mundo. A primeira edição realizou-se em 1967, no Montreux Casino, na Suiça. Inicialmente dedicava-se exclusivamente ao jazz, mas, entretanto, alargou-se também aos blues, ao rock alternativo, hip hop, eletrónica e world music.

O arquivo do canal de Youtube não é muito extenso, mas conta com algumas performances de artistas que não têm muitos concertos gravados. Acrescenta ainda centenas de entrevistas.

Kendrick Lamar em Montreux (2013)

PITCHFORK

Quando o tema é a música, a revista americana Pitchfork é uma das maiores referências. Dedicam-se também à filmagem e transmissão de alguns concertos e à organização do Pitchfork Music Festival, em várias cidades do mundo.

No canal do Youtube estão centenas de vídeos de várias edições do festival, bem como de alguns concertos filmados pela empresa.

Angel Olsen no Pitchfork Music Festival – Chicago (2017)

PRIMAVERA SOUND

Com a edição de 2020 cancelada pela covid-19, a organização do Primavera Sound, em Barcelona, tem disponibilizado vários concertos no seu canal do Youtube.

Nos últimos meses foram oferecidos 20 concertos, de várias edições do festival. Para além disso, existem ainda outras atuações, espalhadas entre os mais de 400 vídeos do canal.

Mac Demarco no Primavera Sound Barcelona (2019)