Algarve já tem reservas para o verão

Foto: José Manuel/Visit Portugal

A época balnear abre a 6 de junho, com um conjunto de normas para controlar o acesso dos portugueses às praias. Apesar de se prever um verão difícil para o setor, no Algarve já há quem receba reservas para as concessões.

A incerteza e o receio de não conseguir ir à praia são os fatores apontados por Rui Cardoso, dono de uma concessão em Albufeira, citado pela agência Lusa. “Sempre houve reservas, mas nota-se que há uma preocupação em reservar toldo antecipadamente, com medo de ficar sem lugar no verão”.

Apesar das normas recentemente divulgadas, o empresário conta que recebe chamadas de muitos clientes a questionar como vão ser aplicadas as regras. Rui Cardoso alerta para a ausência de “muitos detalhes” e para a falta de esclarecimento por parte das autoridades.

Algarve
As concessões representam uma importante fonte de rendimento para muitos empresários

Em declarações ao jornal Público, o vice-presidente da Associação dos Industriais e Similares Concessionários das Praias da Orla Marítima do Algarve, Artur Simão, garante que estão a ser preparadas reuniões para cada concelho algarvio. O objetivo é definir os pormenores, junto dos concessionários.

Diz acreditar que os empresários vão fazer “tudo para que as pessoas cheguem à praia em segurança”. Mas alerta para a necessidade de apoio das autarquias, para que “os concessionários não aumentem as despesas”.