Benfica regressa aos treinos dia 4 de maio

Fonte: SL Benfica

O Benfica informou este domingo que, a partir de 4 de maio, e após a equipa técnica e os futebolistas serem testados, o clube deverá retomar os treinos no Seixal.

No site oficial do clube lisboeta pode ler-se o seguinte comunicado: “O Sport Lisboa e Benfica cumprirá assim, de forma rigorosa, o acordo de cavalheiros estabelecido por todos os clubes sob o patrocínio da Liga e dará início, desta forma, à designada fase de ‘retoma’”.

O regresso aos relvados será faseado, com duas datas distintas para dois grupos de testes: amanhã, 27 de abril, será testada a equipa técnica comandada por Bruno Lage, bem como a estrutura do departamento. Finalmente, na terça-feira, chega a vez dos jogadores, “que serão testados nos respetivos domicílios”, adianta o Público.

“Após a obtenção destes resultados (sendo estes negativos), os atletas serão avaliados, nas instalações do Seixal, pelo departamento médico, numa sala preparada para o efeito, em que qualquer dado clínico importante pode ainda ser motivo de eventual isolamento”, informa Ricardo Antunes, médico do Sport Lisboa e Benfica.

Dias 2 e 3 de maio, antes do regresso aos treinos, os jogadores serão submetidos, também no Seixal, a “sessões de testes físicos, depois de uma longa paragem competitiva devido à pandemia do novo coronavírus”, refere o Público.

No momento em que os treinos individuais começarem, haverá ainda uma divisão do plantel em quatro grupos, sendo que dois trabalharão de manhã e os restantes de tarde.

O clube adiantou que a proteção dos profissionais (enfermeiros, fisioterapeutas e médicos) será uma prioridade e que “não haverá qualquer contacto entre companheiros de equipa. O trabalho no ginásio terá o distanciamento adequado”. Ressalva ainda que, de forma a diminuir o contacto nas instalações, o circuito será feito em sentido único.

Uma vez no Seixal, serão tomadas todas as medidas para evitar contacto em balneários. O Público informa que os jogadores “terão quartos individuais, com casa de banho privativa, para se equiparem e tomarem banho”. Em comunicado, o clube refere que tem cumprido “de forma escrupulosa – e continuará a cumprir – as normas e recomendações definidas pelas autoridades competentes e jamais deixará de ser parte ativa na constante campanha de pedagogia e educação social que deve perdurar”.

As medidas de regresso delineadas pelo Benfica, chegam após vários clubes terem implementado estratégias semelhantes. Em contexto nacional, podemos referir o Sporting, FC Porto e Sporting Clube de Braga.