Bom gosto: 5 receitas para facilitar a quarentena

Vivemos uma altura em que a motivação para cozinhar pode ser escassa. Entre a lida da casa, o trabalho e conseguir manter a mente sã durante o confinamento, a vontade de passar horas na cozinha a preparar refeições pode deixar de existir. Ou o contrário. O gosto por cozinhar pode estar mais forte que nunca. Qualquer que seja a situação, esta semana o Polis aconselha 5 receitas que não têm muitos ingredientes, são fáceis de fazer e satisfazem qualquer barriga.

Comece por fazer o arroz. Quando este estiver pronto reserve. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Desfie o peito de frango e pique o alho, a cebola, o tomate e o pimento. Numa frigideira com azeite, coloque o alho e a rebola e deixe refogar. De seguida coloque o pimento, o tomate e o frango. Tempere com sal e pimenta a seu gosto. Reserve. Num pirex comece por colocar o arroz e depois o preparado do frango e assim sucessivamente. Termine com uma camada de frango. Leve ao forno durante cerca de 30 minutos. Pode servir com uma salada de acompanhamento.

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Numa tigela junte o atum, os cogumelos, os brócolos – depois de cozinhados – e a cebola crua picada. Misture tudo até ficar homogéneo. Bata os 4 ovos numa tigela à parte e junte o leite. De seguida coloque orégãos e pimenta a gosto. Coloque os ovos por cima da mistura anterior e mexa até ficar tudo envolvido. Distribua o preparado numa forma de silicone e leve ao forno cerca de 30 minutos. Pode servir com uma salada de acompanhamento.

Num tacho com água a ferver e sal q.b. adicione as 250gr. de macarrão cotovelos. Deixe cozinhar em lume médio durante aproximadamente 10 minutos. Quando já estiver pronto escorra e volte a colocar o macarrão no tacho. De seguida adicione a pimenta q.b. e as 150gr. de queijo ralado. Se preferir, pode adicionar vários tipos de queijo. Envolva bem e está pronto a servir.

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Junte tudo no processador de alimentos, ou com uma varinha mágica, e triture até ficar homogéneo. Unte a forma de queques com manteiga e leve ao forno durante cerca de 20 minutos. De seguida desenforme e estão prontos.

Num tacho, a lume médio-alto, adicione as 3 colheres de sopa de manteiga e deixe que esta derreta. De seguida adicione a lata de leite condensado cozido, ou normal, caso seja o que tiver em casa. Baixe o lume e não pare de mexer a mistura. Quando o leite condensado estiver mais líquido e sem grumes, acrescente, aos poucos, o chocolate em pó. Adicione a quantidade a seu gosto. Continue a mexer até a mistura se despegar das paredes do tacho. Estará pronto quando arrastar a colher de pau pela base to tacho e conseguir ver o seu fundo.

De seguida verta a massa para um prato e deixe arrefecer. Depois coloque o prato no frigorífico durante alguns minutos. Quando a massa já estiver mais rija, retire do frigorífico. Pode depois comer o brigadeiro à colher ou untar as suas mãos de óleo e moldar a massa em bolinhas. É só passar cada bolinha por chocolate granulado e servir em formas de papel.