Dia Internacional dos Museus celebra-se com a abertura de alguns espaços

Filipa Bernardo/ Global Imagens

Este ano, o Dia Internacional dos Museus, celebrado hoje, dia 18 de maio, conta com a reabertura de alguns museus e monumentos, com estritas medidas de segurança. A maioria dos espaços estava fechado desde dia 16 de março devido à Covid-19.

Os espaços museológicos, palácios, monumentos nacionais e galerias de arte podem reabrir hoje, obedecendo às regras de higiene e segurança previstas e com um ajustamento dos seus horários. Como já manda a tradição, a entrada em museus, monumentos e palácios da tutela da Direção-Geral do Património Cultural é gratuita para celebrar este dia. Apesar de nem todos os locais abrirem, a Noite dos Museus, marcada para hoje à noite, também vai ser celebrada através do online.

Na passada quarta-feira, dia 13 de março, foram apresentadas algumas recomendações para a reabertura dos museus pelo International Council of museums Portugal. Algumas das normas impostas incluem o uso obrigatório de máscaras, tanto dos trabalhadores como dos visitantes, a higienização de mãos e espaços, os circuitos sinalizados e a limitação do número de pessoas por espaço.

Existe ainda o privilégio dos pagamentos em cartão e da ventilação natural dos espaços, desligando os sistemas de ventilação artificiais. Nas casas-de-banho deve existir sabão, álcool gel e toalhetes como medidas de prevenção. Os locais de acesso público, tal como os bens culturais patrimoniais, devem ser higienizadas e ter um plano de limpeza.

O Polis fez uma coleção de alguns dos espaços que abrem portas hoje. Verifique quais são.