Dia Mundial do Lúpus: um dia de consciencialização

Fonte: Divulgação

Hoje, dia 10 de maio, celebra-se o Dia Mundial do Lúpus. A data, comemorada desde 2004, tem como objetivo chamar à atenção para o impacto que doença auto-imune tem em todo o mundo.

O Lúpus é uma doença crónica auto-imune que pode afetar qualquer parte do corpo. O sistema imunitário deixa de proteger o tecido saudável do corpo passando a atacá-lo. Existem 3 apresentações da doença: lúpus discoide, que espoleta erupções na pele; lúpus sistémico, que é o mais grave atingindo vários órgãos e sistemas do corpo e o lúpus induzido por medicamentos, que ocorre como resultado do uso de certos medicamentos.

A Associação de Doentes com Lúpus, fundada em 1992, partilha na sua missão os objetivos do Dia Mundial do Lúpus. Entre eles estão a divulgação da doença, o apoio que deve ser prestado aos doentes e às suas famílias e a promoção da investigação médica sobre o Lúpus. No fundo, este dia salienta a necessidade de aumentar a consciencialização sobre esta doença de forma a que existam mais serviços disponíveis para aqueles que vivem com ela.