Foi criada uma nova ‘app’ que indica dados de lotação de 580 praias

Fonte: Notícias ao Minuto

Uma nova aplicação telefónica foi criada em quatro dias, por um grupo de estudantes de São João da Madeira, que vai permitir observar os níveis de ocupação do areal de 580 praias do país. 

O projeto foi desenvolvido no concelho de Aveiro, pela Escola Secundária de Serafim Leite, por um grupo de alunos do 12º ano do curso técnico profissional de Programação. Fátima Pais, foi a coordenadora do projeto e garantiu que todas as etapas do aplicativo se verificaram remotamente e que o projecto foi concluído “em tempo recorde”.

A aplicação requer a validação do software por autoridades nacionais, para garantir que não viola os direitos individuais das pessoas. A própria Google já iniciou o processo de avaliação, para validar a aplicação. O nome é ‘SandSpace’ e será de utilização gratuita. 

Fátima Pias revelou à Lusa que “na base de tudo está o trabalho de pesquisa e georreferenciação de todas as praias marítimas e fluviais do país, com nome, localização por concelho e distrito, indicação de latitude e longitude, temperatura e velocidade do vento”. A aplicação abrange toda a costa de Portugal Continental e também os arquipélagos da Madeira e dos Açores. A app vai ser gerida através das pessoas que tiverem a aplicação, o que vai permitir que quando estejam na praia o mesmo seja assinalado num gráfico indicador, onde as cores verde, amarelo e vermelho vão simbolizar a ocupação do areal. 

Fátima Pais concluiu ao referir que “é um projeto na lógica do crowd power [poder da multidão] e, além de ajudar a população a evitar viagens desnecessárias à praia, também permite que os alunos envolvidos no projecto desenvolvam ainda mais as suas competências técnicas e contribuam para a sociedade com um serviço de utilidade realmente pública”