“Homem Novo” a fazer de Bissau uma cidade mais limpa

Fonte: CHRISTOPHE VAN DER PERRE

Juviano Landim, nasceu na Guiné-Bissau, foi criado em Portugal e emigrante na Noruega deste 2008. Começou o projeto “Homens Novos” o ano passado, e, desde aí, empregou um role de iniciativas. O seu objetivo é fazer de Bissau a cidade mais limpa da costa ocidental africana.

Em tempos de pandemia, e com toda a desinformação existente na região, decidiu criar um engenho de pedais que permita aos guineenses lavar as mãos. Chamou-lhe “Homem Novo” e pretende sensibilizar os habitantes sobre a higiene básica.

Made with Visme Infographic Maker

Juviano quer que toda a população tenha acesso à sua criação, que, para já, só existe no mercado Anti-Coronavírus, em Bissau. Já tem propostas para que seja colocado em escolas, hospitais e serviços públicos. Em entrevista à Lusa, confessa estar “para já satisfeito”, mas quer que a sensibilização seja reforçada nos mercados, por serem os focos de “maior perigo”. É o local “onde se compra e se vende o que se come”, afirma.

A Guiné-Bissau conta com 257 casos da Covid-19, uma vítima mortal e 19 recuperados. Umaro Sissoco Embaló, Presidente do país, prolongou o estado de emergência até 11 de Maio.