Netflix Party: Uma ida ao cinema com amigos a partir de casa

Foto: Netflix

Um pouco por todo mundo, a criatividade daqueles que à quarentena se submetem vai surgindo. Foi nesta onda de ideias que (re)nasceu a Netflix Party (NP), uma extensão do Google Chrome que te permite ver filmes com aqueles que mais gostas, tentando assim mascarar a distância.

Com os cinemas fechados ao redor do globo, as pessoas voltam-se para as plataformas de streaming, como a Netflix, que lhes possibilitam ver filmes sem sair de casa. A Netflix Party surge como uma alternativa, que permite a cada um de nós partilhar um filme com quem mais gosta. Embora não seja um produto oficial nem do Google, nem da Netflix, a extensão tem atraído cada vez mais fãs, que procuram quebrar a barreira que o coronavírus ergueu na sociedade.

O uso da Netflix Party é simples. Após descarregada a extensão, escolhe-se um filme na plataforma de streaming (Netflix). Cabe agora ao responsável pela “festa” (party) clicar no botão “NP”, posicionado no canto superior direito do browser, e dar início a este cinema caseiro. A Netflix Party gera um link, que deverá ser partilhado com quem o anfitrião quer convidar para a sessão de cinema improvisada. A extensão dá ainda a escolher se apenas o anfitrião tem controlo sobre o filme escolhido, ou se qualquer convidado o pode fazer. Do lado direito da página, surge um chat, no qual os espetadores podem partilhar as suas opiniões.

Embora exista, pelo menos, desde 2016, a extensão criada pelo developer Stephan Boyer viu a sua popularidade crescer com o avançar do surto de COVID-19. Durante os quatro anos de intervalo entre a sua criação e os dias de hoje, a Netflix Party evoluiu, o que “tornou possível usá-la fora dos EUA”, relata o Público. Contudo, há ainda certas limitações que esta funcionalidade não é capaz de ultrapassar. Além de só poder ser usada em computadores, o serviço pode, uma vez que o seu funcionamento depende de uma pessoa partilhar a sua conta com outras, gerar um ligeiro atraso entre aquilo que o anfitrião vê e o que os restantes veem.

Como seres sociais, é contranatura forçar a existência de cada um a quatro paredes. Por este motivo, são vários os desafios, jogos e novidades que diariamente têm surgido na internet. Um atrás de outro, vão tentando combater o isolamento. A Netflix Party ressurge para se juntar a uma longa lista de ofertas direcionadas nesse sentido. À luz das circunstâncias, uma experiência, tão semelhante quanto possível, de uma ida ao cinema com amigos e familiares.