“Rick and Morty” com novos episódios

Fonte: Adult Swim

“Rick and Morty”, a célebre série de animação estadunidense, regressa com um novo episódio este domingo para dar continuidade à sua quarta temporada. Até ao final do mês de maio, esperam-se mais cinco episódios, transmitidos semanalmente na Adult Swim, uma secção do Cartoon Network com programação nocturna, e também na Netflix.

O mais recente episódio, “Never Ricking Morty”, faz parte de um conjunto de já batizados capítulos – “Promortyus”, “The Vat of Acid Episode”, “Childrick of Mort” e “Star Mort Rickturn of Jerri”. Criada por Justin Roiland e Dan Harmon, “Rick and Morty” não se assemelha a algo alguma vez feito nas séries de animação e talvez por isso tem tido um crescente sucesso. As duas personagens principais, cujos nomes fazem de título, são baseadas na trilogia “Regresso ao Futuro” de Robert Zemeckis. Rick é um cientista louco, de uma inteligência de tal forma superior à norma que por vezes justifica a sua loucura. Quando não está bêbado e sem filtros durante refeições aventura-se entre galáxias, realidades alternativas e o mais inimaginável, acompanhado pela inocência e insegurança do seu neto de 14 anos, Morty.

Fonte: Adult Swim

Este duo faz parte de uma vertente do entretenimento rara mas claramente eficaz. No processo de criação, o foco não está na produção industrial que dispõem dezenas de episódios por ano, mas sim no prevalecer da qualidade em detrimento da quantidade e, especialmente, da rapidez. Em dezembro de 2013, estreia a primeira temporada da série, a segunda chega apenas em julho de 2015. A terceira temporada surgiu sem aviso, com o primeiro episódio a ficar disponível no Dia das Mentiras (1 de abril) de 2017, recomeçando quatro meses mais tarde. Dan Harmon já admitiu na sua conta de Twitter que é um perfeccionista, o que acaba por tornar o processo lento. Esta intenção de alcançar o “perfeito” é visível, não só na narrativa, mas fundamentalmente na animação em si. Sara Franco, animadora portuguesa, fez parte da série durante três temporadas e explicou ao PÚBLICO o que é estar por dentro da criação de “Rick and Morty”.

Sara conta que a animação apenas começa depois da performance vocal dos atores, devendo-se assim “acompanhar o som” – os movimentos da boca, por exemplo, “devem corresponder aos vocais da cena”. O facto de ser uma série com poucas personagens principais (para além do avô e do neto já apresentados, a família Smith tem também os pais, Jerry e Beth, e a filha mais velha Summer) seria normalmente razão para facilitar um pouco o trabalho aos animadores. Mas aqui não se trata de uma série normal. A cada episódio, somos introduzidos a personagens vindas de todos os universos possíveis. “Há personagens que só aparecem num episódio e que têm uma complexidade incrível, podem ter duas cabeças, cinco braços, cinquenta olhos de toda e espécie e feitio”, ilustra a animadora portuguesa.

Trata-se de uma experiência capaz de tudo. Sara Franco conta que costumava tratar “das cenas com mais ação”. Recorda que, no episódio “Look Who’s Purging Now”, ficou com uma sequência de tiros que envolvia “uma cena de ‘O Padrinho’ com referência” e que se envolveu de tal forma que chegou “a ter pesadelos com o Rick”. A sua primeira contribuição foi no episódio “Meeseeks and Destroy” onde, mesmo apenas ter tratado de cenas mais pequenas, teve “a sensação de fazer parte de uma coisa maior”. Depois disso, Sara já contribuiu para todo o tipo de criações, desde “trabalhar numa sequência complexa onde o ecrã se divide em 32 painéis com animações diferentes”, até animar “o rapper Ice Cube a transformar-se em gel”. Em “Pickle Rick”, episódio que ganhou o Emmy para melhor série de animação em 2018, “algumas das cenas mais emblemáticas e desafiantes” foram animadas por si.

Fonte: Adult Swim

Depois de terem sido alcançados 2.51 milhões de espetadores em média por episódio, a Adult Swim assinou um contrato com Justin Roiland e Dan Harmon para garantir mais 70 episódios da série, distribuídos por um número indefinido de temporadas. No final do ano passado, já tinham saído os primeiros cinco que formavam a quarta temporada, finalizada ao longo de maio, chegando a 10 episódios ao todo.