Sony anuncia especificações da PS5

Fonte: Images.everyeye.it

O novo coronavírus tem vindo a paralisar o mundo como conhecemos. A pouco e pouco, concertos, jogos, séries ou filmes, vão sofrendo os impactos da pandemia. Apesar disso, a Sony procurou resistir e anunciou algumas especificações da nova PlayStation (PS) 5.

Após “muitos rumores”, e de um “longo período de espera”, adianta o IGN Portugal (IGNP), a Sony veio matar a curiosidade dos aficionados pelo gaming. No passado dia 18 de março, a multinacional japonesa organizou uma transmissão na qual anunciou algumas das especificações da nova PS5. Comandada por Mark Cerny, arquiteto da PS4, “que mais uma vez foi destacado para comandar a nova geração da Sony”, a apresentação deu a conhecer “um pouco mais sobre a consola”. Das falhas da PS3, às melhorias feitas a partir da PS4, os aspetos discutidos foram muitos. 

Chegada a hora das novidades, o porta-voz anunciou o que iria mudar na nova consola. A PS5 aposta agora nos discos SSD, que vão ser incluídos na consola, “pelo desejo de apostar noutras capacidades além do poder bruto (capacidade de CPU, GPU e RAM)”, refere o IGNP. O disco traz inovações à consola, nomeadamente a nível de Game Design, permitindo aos produtores “liberdade para criarem verdadeiramente os mundos que desejarem, sem ter de duplicar texturas e elementos”. Outro ponto a favor dos SSD é o streaming, “que a PlayStation reconhece como o futuro do gaming”. Com o novo disco, “a velocidade de processamento vai ser mais elevada, o que permite loadings menos demorados e jogos maiores”, completa o site.

Fonte: Images.frandroid.com

Com o mundo em suspenso, e várias coisas a serem canceladas e/ou adiadas, a data de lançamento da Play Station 5 permaneceu em aberto… Até agora. Em comunicado no site oficial, a Sony garantiu ontem, dia 24 de março, que a data não vai sofrer alterações, permanecendo agendada para o final de 2020. “Começamos a revelar mais detalhes sobre os componentes técnicos e o hardware que faz da PlayStation 5 uma plataforma tão inovadora e poderosa – o SSD ultra-rápido, sistema I/O integrado, AMD GPU proprietário com ray tracing, e um áudio 3D altamente imersivo. Com estas capacidades, a PS5 vai permitir que os produtores maximizem a sua criatividade, construam mundos expansivos e desenhem jogos que nos proporcionem novas experiências de jogo,” pode ler-se no website oficial.

No que diz respeito à compatibilidade com jogos da geração anterior, a Sony garante que “a maioria dos mais de 4000 títulos PS4” vão também funcionar na nova versão. Inicialmente, Mark Cerny referiu que apenas “os 100 jogos mais populares da PS4” estariam disponíveis para a PS5 no seu dia de lançamento. Contudo, sabe-se agora que este número vai “crescer imenso ao longo da vida da futura consola, mesmo demorando algum tempo”, afirma o IGN Portugal. O motivo para a demora prende-se ao facto de os “jogos PS4 terem de ser testados individualmente, de modo a garantir total compatibilidade com a PS5”. Uma vez que vão correr a “uma resolução superior e a um rácio de fotogramas maior e mais estável na próxima geração”, é necessário algum tempo para que tudo funcione a 100%, completa o site. 

Especificações – PlayStation 5

  • GPU Arquitectura: Custom RDNA 2
  • CPU: 8x Zen 2 Cores a 3.5GHz (frequência variável)
  • GPU: 10.28 TFLOPs, 36 CUs a 2.23GHz (frequência variável)
  • Memória: 16GB GDDR6/256-bit
  • Largura de Banda: 448GB/s
  • Disco Interno: Custom 825GB SSD
  • Memória Externa: NVMe SSD Slot
  • Disco Externo: USB HDD Support
  • Drive: 4K UHD Blu-ray Drive