Spotify cria opção de “gorjetas” para os artistas

Fonte: Christian Hartmann/ Reuters

A plataforma de “streaming” musical Spotify disponibilizou uma opção que permite aos utilizadores enviar diretamente quantias indefinidas de dinheiro para os artistas. Esta ideia – Artist Fundraising Pick – surge como uma tentativa de “apoiar os artistas e a comunidade criativa que foram profundamente impactados pelos efeitos do vírus devastador”, esclarece o comunicado.

Os artistas da plataforma, com a Artist’s Pick, já tinham a opção de destacar uma peça específica nos seus perfis para os utilizadores que os visitassem. A esta, junta-se agora a Artist Fundraising Pick que permite aceder a um “link” nos perfis dos artistas onde quem quiser pode deixar um contributo monetário ao artista.

O destinatário final deste dinheiro é depois definido pelos artistas que o recebem. Uma opção é, justamente, aproveitar estas gorjetas para apoio financeiro pessoal, das suas bandas e/ou equipa técnica. O próprio Spotify salientou esta opção, visto que a grande maioria destes artistas viram suspendidas as suas atividades e principais fontes de rendimento.

No entanto, existe também a hipótese de encaminhar estes contributos como apoio a causas humanitárias via GoFundMe. Uma forma de o fazer é através do projeto Covid-19 Music Relief do próprio Spotify, que pretende doar a várias organizações com um fundo estabelecido equivalente a 10 milhões de dólares.

Por enquanto, ainda não chegaram informações acerca da continuidade desta função de contribuição direta depois de um eventual regresso à normalidade por parte da indústria musical.