We Are One: A Global Film Festival vai trazer 10 dias de cinema gratuito ao Youtube

Foto: João Coelho/Lusa

A Tribeca Enterprises e o Youtube uniram-se na criação do We Are One: A Global Film Festival, que vai exibir filmes de 20 dos mais conceituados festivais de cinema do mundo. O evento começa a 29 de maio e durante 10 dias vai disponibilizar produções gratuitas em YouTube.com/WeAreOne.

Os filmes que vão estar em exibição ainda não foram revelados, mas o evento conta com a parceria de festivais como Cannes, Veneza, Toronto ou Nova York. “Fala-se muitas vezes sobre o papel dos filmes como um elemento de inspiração e unificação, capaz de curar o mundo. E, neste momento, todo o mundo precisa de ser curado”, contou a CEO da Tribeca Enterprises, Jane Rosenthal, à IndieWire. O contacto com as estrelas de cinema vai ser uma das poucas coisas a ficar de fora deste festival.

Foto: Walter McBride/Getty Images

Na programação vão estar incluídas longas e curtas metragens entre clássicos e produções mais recentes, para além de documentários, performances musicais e conversas. O diretor de negócios do Youtube, Robert Kyncl, vincou que esta é uma oportunidade para os fãs de cinema desfrutarem de um programa curado por alguns dos principais festivais a nível mundial.

O We Are One tem também uma componente solidária, uma vez que vai recolher donativos para a Organização Mundial da Saúde. O valor acumulado vai reverter para o fundo de solidariedade e resposta à pandemia da Covid-19.

Apesar de na semana passada ter rejeitado a ideia da edição 2020 de Cannes se realizar online, a organização do festival francês é uma das parceiras deste evento. O presidente, Pierre Lescure, revelou-se “orgulhoso” por participar numa iniciativa que vai “permitir mostrar narrativas de todo o mundo e a personalidade artística de cada festival”.

Veja aqui o vídeo de apresentação do festival